Hoje é dia de conversar a respeito de um tema, que na verdade não deixa de ser um desabafo de uma seguidora que disse se sentir desarrumada com o cabelo cacheado e arrumada com o cabelo liso alisado.
Nisso vou relatar a minha experiência pessoal, não só de cacheada que recebe (ou não) elogios a respeito dos cachos na rua, como também de pessoa que, assim como a seguidora, também tenho minhas impressões.
Nem precisa dizer que não sou a dona da verdade. Então, nada do que for falado por aqui dará para generalizar para 100% dos casos. No fim, o que valerá mesmo é você tirar as suas próprias conclusões e, assim, chegar na sua decisão final.
Desarrumada com o cabelo cacheado? Assuma o estilo e a personalidade do seu cabelo
Não sei como é contigo e você pode me dizer aqui nos comentários como acontece na sua vida. Porém, comigo, Luiza, quanto mais eu assumo a personalidade do meu cabelo, mais poderosa eu me sinto e, consequentemente ou não, mais elogios eu recebo.
É lógico que você deve focar primeiro no que te faz se sentir bem, porém, também somos seres sociais e é sempre bom receber um elogio, não é mesmo?
Continuando…
Sabe aquele cabelo lotado de creme, todo sem personalidade e fazendo de tudo para não aparecer?
Pois é! Na minha opinião, o cabelo cacheado arrumadinho demais nesse esquema ensebado de creme, etc, acaba parecendo o oposto. Ou seja, um cabelo cacheado desarrumado, até por ficar sem personalidade demais e, a depender do caso, parecer até mesmo sem vida, pesado.
Ao menos é assim que EU me sinto quando estou assim.
Se você se identificou com esse caso e quiser tentar algo diferente…
- Tente manter seu cronograma capilar em dia a fim de manter o seu fio o mais bonito/saudável possível e não esconda nem mesmo o volume do seu cabelo.
- Separe seus cachos (isso também ajuda muito na estética do fio que não fica um embolando no outro).
- Deixe as pontas do cabelo sempre aparadas, assim como o corte em dia.
- Depois, se olhe no espelho e veja se você ainda se sente desarrumada!
Vou até deixar uma foto minha em uma festa de gala que, por sinal, foi uma das que mais deu like e interação no meu instagram:
Ver essa foto no Instagram
Cabelo 100% natural, cacheada assumida e com o volume que eu amo!
Agora me diga:
Eu pareço desarrumada nessa foto?
Não! Eu pareço poderosa!!!
E sabe por que?
Porque fora estar naquele dia com o cronograma capilar em dia, eu assumi o meu cabelo como parte da minha personalidade e isso acabou refletindo no ao vivo, em foto e em qualquer lugar que eu estivesse.
Agora, se você não cuida da estrutura do seu fio e não assume a personalidade dele, pode sim parecer que você está “desarrumada com o cabelo cacheado”, mas não se engane: essa lógica vale inclusive para o cabelo liso e alisado.
Quanto mais insegura você se sente com o seu cabelo, menos você cuida dele!!
É que nem o nosso corpo: quantas vezes você se sentiu insatisfeita com por exemplo, um quilinho a mais que você não gostaria de ter e, no fim, acabou comendo até mais devido a ansiedade, não menos?
Nisso você acabou achando que roupa nenhuma te deixaria bonita, começou a vestir “qualquer coisa” e aí que esculhambou geral mesmo?
Pois é, acontece a mesma coisa com o nosso cabelo!! Se você começar a só colocar defeito nele, como é que você terá ânimo o suficiente para cuidar do mesmo e aí sim, você não se sentir desarrumada com o cabelo cacheado, bem como receber elogios?
Qual cabelo você acha que estaria mais de acordo com a sua personalidade atual?
Parece bobeira, mas nosso cabelo diz muito sobre a nossa personalidade.
Eu por exemplo e como boa sagitariana, sempre gostei de ser livre, sou ousada, adoro aparecer, ui!!! Enfim, acho que o cabelo que eu tenho super combina comigo e me deixa diferente da maioria das pessoas que acaba alisando os fios.
Isso quer dizer que uma pessoa do cabelo liso ou alisado nunca se sentiria possuidora dos adjetivos que disse acima? Não mesmo! Porém, em mim, Luiza Costa, achei que o cacho me representou melhor no final das contas, até porque também gosto muito de coisas naturais e daquele lance de sempre trabalhar para tirar a melhor versão do que o que eu já tenho naturalmente.
Acho até mais fácil de cuidar, sabe? E assim acaba ficando mais fácil de deixar bonito.
No fim, já faz tempo que não me sinto desarrumada com o cabelo cacheado. Só quando realmente não cuidei dele durante aquela semana, etc. Aí sim fica o ó de feio, tadinho =(
Digo isso porque se engana quem pensa que o cabelo com química é mais fácil de cuidar do que o cabelo natural. Caso você se preocupe com a qualidade do fio, ou seja, se ele não está todo quebrado e fragilizado e só se preocupa com o volume estar “baixo” (por exemplo), aí sim pode parecer mais fácil de cuidar.
Porém, se você é como eu que quer um cabelo saudável e bonito independente de gostar ou não de muito volume ou de pouco volume, aí sim pode ter certeza que cuidar de um cabelo quimicamente tratado é muito mais difícil!
Por ex: se um cabelo virgem já precisa de cronograma capilar, o quimicamente tratado precisa de mais ainda para repor toda a massa e nutrientes perdidos durante o processo, e por aí vai.
No fim, podemos concluir que todo tipo de cabelo precisa de algum tipo de cuidado, bem como uma pessoa que invista nele o suficiente para se bancar. Porém, zero trabalho só se for careca mesmo.
A partir disso, aí sim você decide se quer alisar ou manter os seus cachos. Só não se esqueça que ambos podem parecer arrumados, OU desarrumados a partir da lógica que disse acima.
E você, se sente arrumada ou desarrumada com o cabelo cacheado? E quando está com o cabelo liso alisado, como se sente?
Vou deixar como sugestão extra um vídeo sobre como ter ânimo e autoestima para se arrumar em casa, pois acho que pode ajudar com esse tema!
Deixe seu comentário ou dúvida: