Se você reparar bem, vai ver que estão surgindo cada vez mais dermocosméticos como cremes, hidratantes, séruns etc que contém ácido hialurônico em sua composição. Esse componente ficou tão famoso, que muitas marcas acabam usando esse ácido como principal ativo na hora de fazer o marketing de seus produtos para a pele e a beleza feminina (e a masculina também. claro!).
Daí surge aquela dúvida: afinal de contas…
O que é o Ácido Hialurônico e para que serve?
Por incrível que pareça, o ácido hialurônico não é algo de outro mundo não, mas sim um ácido que nossa pele produz por si mesma, assim como ela produz o colágeno e o esqualano, por exemplo.
No corpo, o ácido hialurônico funciona como um agente super hidratante (pois retém bastante líquido) e sustentador dos tecidos, sendo um dos principais responsáveis pela maciez e firmeza da pele.
O problema é que, conforme envelhecemos, nosso organismo vai parando de produzir esse ácido (entre outros ativos também, claro), o que facilita com que nossa pele vá ficando mais flácida e as rugas, bem como as linhas de expressão, se tornem cada vez mais expressivas.
Principais benefícios do Ácido Hialurônico
Além de manter a pele com um aspecto mais hidratado, ele a rejuvenesce, suavizando as linhas de expressão e evitando o aparecimento das rugas.
Também traz mais firmeza e maciez, resgatando o “viço” da pele. Ou seja, acaba funcionando como um poderoso antienvelhecimento.
Ácido Hialurônico em dermocosméticos ou injetável, qual é o melhor?
Quando pesquisamos mais a fundo, vemos que, além de encontrarmos o ácido hialurônico em vários produtos dermocosméticos (entenda a diferença entre cosméticos e dermocosméticos), também é possível injetá-lo direto nas camadas mais internas da pele. Mas claro que essa última opção é feita apenas em clínicas especializadas, nada de fazer em casa, rsrs.
A diferença principal entre essas duas formas de usar é a seguinte: os dermocosméticos contendo o ácido fazem o tratamento da pele de forma mais externa e conseguem hidratar e suavizar as linhas mais finas de expressão. Também conseguem aliviar bem as olheiras escuras, entre outros problemas de pele já citados por aqui.
Já quando injetado, esse ácido trata a pele de dentro para fora, podendo preencher rugas, sulcos e linhas maiores de expressão. Ah, e também pode ser usado para preenchimento labial.
Tem alguma contraindicação? Todo mundo pode usar?
Apesar de ser extremamente raro a pele rejeitar o ácido, visto que é algo que ela mesma fabrica, as contraindicações são apenas para pessoas que tenham alguma hipersensibilidade ao ativo ou algum problema de coagulação do sangue.
Quanto às grávidas e lactantes, não existe uma conclusão fechada sobre o assunto. Então, a recomendação é que elas evitem também. E claro, na dúvida, sempre converse com o seu médico sobre o seu caso em particular.
É isso, espero que esse conteúdo tenha sido útil pra você! Para mais conteúdos relevantes e inéditos, acompanhe nas redes: Instagram – Youtube – Facebook.
Deixe seu comentário ou dúvida: